Quando Nietzsche chorou | Filme e livro

Livro incrível, ainda não tive oportunidade de ver o filme, assim que conseguir venho aqui dividir minha opinião com vocês.

Até….

Suelen Philomeno

Farofa Filosófica

O filme de 2007, dirigido por Pinchas Perry, baseia-se no livro de Irvin D. Yalom. A história é sobre um encontro fictício entre o filósofo Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Sigmund Freud, num momento em que ambos encontravam-se em dificuldades: Nietzche apresentava tendências suicidas e ainda não era conhecido (o ano provável é 1882, quando Assim Falou Zaratustra ainda não tinha sido escrito) e costumava escrever que era um “filósofo póstumo”, e que seus alunos ainda não haviam nascido, enquanto Breuer estava passando em crise por ter se envolvido com uma de suas pacientes, Bertha Pappenheim. Lou Andreas-Salomé (por quem Nietzsche era apaixonado) procura dr. Breuer para que ele trate do famoso filósofo utilizando sua nova e controversa técnica de “terapia da fala”.

Para convencer Nietzsche a permanecer em Viena, dr. Breuer inventa uma tática engenhosa: diz que vai tratar a parte física de Nietzsche, que sofria de enxaquecas terríveis, enquanto…

Ver o post original 112 mais palavras

2 comentários sobre “Quando Nietzsche chorou | Filme e livro

  1. Amina disse:

    Oi Suelen!

    O filme nao assisti (na verdade nem sabia que tinha um kkk) mas o livro li e gostei muito! Em diversos momentos nos faz refletir. No entanto, gostei muito mais do segundo livro do autor que se chama “A cura de Shoppenhauer”, lido duas vezes e adorado em ambas.

    Na historia, o personagem principal que eh um terapeuta recebe a noticia de que tem um câncer e resolve buscar em seus arquivos, os nomes dos pacientes que por ventura deram em fracasso e encontra o nome de um deles. Para sua surpresa, descobre que o mesmo também trabalha como terapeuta, mas seguindo a doutrina pessimista do famoso filosofo!

    Muito bom e muito transformadora a historia dos personagens. Recomendo!

    Beijos!

    Amina

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s